Rio: 21 3173 1212 | Carioca: 21 3173 1212

NOTICIAS INFORMAÇÕES E CURIOSIDADES




O condomínio e os extintores de incêndio

Quais são os tipos de extintores de incêndio que devo ter no condomíniio

Se eu perguntar agora, você sabe dizer quantos extintores de incêndio existem no seu condomínio? Sabe qual é o tipo indicado para cada situação? E sobre o prazo de validade e necessidade de novas recargas, você sabe como isso funciona? Se você está lendo este artigo para saber mais sobre extintores de incêndio em condomínios, então continue a leitura que nós vamos destacar os pontos mais importantes.

Vistoria do Corpo de Bombeiros

Para que o condomínio esteja em dia com a legislação, é obrigatório que seja realizado um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Nessa vistoria vão analisar diversas condições  de segurança do condomínio como saídas de emergência, sinalização de evacuação, luzes de segurança e, também, extintores de incêndio.

É o Corpo de Bombeiros que vai definir os tipos e as quantidades de extintores de incêndio que devem ser instalados no prédio. Mas já adiantamos que será exigido no mínimo um por andar e que o morador não deve precisar andar mais de 30 metros para encontrar um extintor. Além disso, eles devem estar bem visíveis e a uma altura de 1,60m do solo.

Manutenção e recarga

Depois de instalados corretamente, o condomínio precisa apenas realizar a manutenção e as recargas dos extintores e mangueiras. Para os extintores de CO², a inspeção deve acontecer a cada 6 meses e recarregado, caso haja necessidade. Para os demais extintores, a inspeção de uma empresa especializada deve acontecer anualmente. As mangueiras precisam passar por verificação a cada 5 anos.

Vale lembrar que o zelador deve verificar toda semana se a pressão de todos os extintores estão corretas e se nenhum deles foi descarregado.

Retirada dos extintores

Quando a empresa realizar a retirada dos extintores do prédio para recarga ou manutenção, vale lembrar que é preciso que ela deixe extintores provisórios no lugar. O prédio não pode, em hipótese alguma, ficar sem extintores para situações de emergência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×